14 mai
2012

Treidando de casa

Após alguns meses, finalmente tenho tempo de reunir algumas ideias sobre o trading a partir de um home office. Provavelmente, os itens na imagem não esgotam todos os assuntos que precisam ser abordados quando de fala do trabalho do trader, mas acho que aqui já temos um bom começo!

Então, comecemos os comentários!

Computador

Processador

Ao falar de processamento, pensa-se basicamente na velocidade da máquina. Apesar de ser item bastante importante para o trader, acredito que há pouca dificuldade neste assunto, pois as pessoas tem se tornado bastante conhecedoras de computadores — talvez não conheçam muito sobre nomes técnicos, mas sabem quando uma máquina é lenta ou rápida. Além disso, parece-me que a maior dificuldade atualmente não se dá no processamento, mas na memória (?). Isso é assunto do próximo tópico.

RAM

Acredito que ter uma boa quantidade de memória RAM é fundamental. Digo isso pelo fato de que a maioria dos usuários avançados utilizam vários programas ao mesmo tempo. Talvez alguém diga que só usa o navegador, mas tem 30 abas abertas, e isso também consome memória. Basta haver um Photoshop, ou um editor, ou qualquer outro programa aberto e pronto! A máquina já está lenta. Tenho 4 Gb de RAM e acho pouco — felizes aqueles que já chegaram nos 8 Gb!

Link de internet

Quem nunca teve problemas com NET, Speedy etc? O que se diz por aí é o seguinte: é interessante que se tenha 2 links diferentes. Assim, caso o primeiro falhe, ainda existe o segundo para salvar a pele — se imaginarmos que poderíamos estar operando ou realizando alguma análise, o segundo link vai nos livrar de muito estresse.

Fico a imaginar um day trader que opera alavancado no tempo gráfico de 1 minuto. Que desastre!

Assessor

Pensando nos diversos problemas que uma falha de conexão pode causar, listei dois tópicos que –acredito– podem auxiliar a diminuir o estresse com perdas de conexão. Acredito que o primeiro item é ter o telefone de seu Assessor de Investimentos à mão. Não interessa se está no celular, no tablet ou no post-it — tem de estar fácil! É válido lembrar que não adianta estar no e-mail, afinal a conexão não estará funcionando.

Stop

Talvez o stop devesse estar antes do Assessor de Investimentos por uma questão de princípio: é sempre importante ter nossa rede de segurança enquanto tentamos andar pela corda bamba. Veja: se o stop já estava configurado e o mercado voltou (subiu ou desceu), você já está fora de sua posição, e nem precisou ligar para a corretora.

Logicamente, estou supondo que o trade como um todo já estava montado antes de uma possível queda de conexão ou falha do home broker. Assim, há tempo suficiente para se encontrar o número do Assessor e ver o que está acontecendo. Se o mercado –por qualquer motivo– avançou ou retornou, você já está fora: estopado ou porque atingiu o alvo. Que magavilha.

Monitor

Largura x Preço x Quantidade

Em breve reflexão, achei que seria melhor colocar as 3 características acima em uma única relação: para saber a largura do monitor, é preciso saber quantos monitores se pretende comprar. Alguém poderia comprar até mesmo 6 monitores, mas haveria espaço? Ou ainda: saberia trabalhar com tantas telas assim? Por fim, existiria uma questão orçamentária, ficaria caro?

Assim, penso que pode ser mais interessante (para alguém) ter apenas 2 monitores de 17 polegadas cada do que 6 monitores gigantescos de 23 polegadas. O preço diminui significativamente e o trader pode adicionar monitores à medida que aumenta seu nível de conforto com mais telas.

Cadeira

Preço

Com a facilidade logística que se tem atualmente, acredito que comprar uma boa cadeira ficou bem mais fácil. Acho que deve-se pesquisar bem, sim — gastar algumas boas horas, talvez alguns dias para ter certeza de que a cadeira escolhida vai atender às reais necessidades de cada profissional. Ademais, acredito que aquela cadeira cool que encontramos na TokStok pode ser também encontrada em outros pontos de venda, lojas, distribuidores etc por preços mais convidativos. Afinal, estamos na era da internet, pessoal.

Encosto

Parto do princípio de que o encosto deve ir até a região da cabeça. Manja quando você precisa dar aquela espreguiçada e depois repousar a cachola?

Altura

Tem de haver controle para altura do assento — ficar com o pé balançando não é legal. Geralmente, nas organizações as pessoas precisam comprar aqueles objetos para repousar os pés. Nunca entendi isso: economiza-se na cadeira e gasta-se naquele objeto para ser pisado. Algumas versões mais modernosas vêm com aquele belo controle de balanço — é fantástico.

Material

Quem já utilizou uma cadeira com encosto de couro sabe como ela pode ser relaxante justamente nos momentos em que mais precisamos relaxar. Assim, é importante levar em consideração o material utilizado na composição da peça. Estou namorando alguns modelos há meses, mas confesso que ainda não me decidi.

Mesa

Largura

Lembre-se de que a mesa terá de sustentar todos os monitores que você irá adquirir. Além disso, uma impressora ou uma multi-funcional ocupará bom espaço. Some a isso mais alguma área que será necessária para canetas e papéis, muitos papéis!

Altura

Acho que essa é uma questão mais difícil de ser trabalhada, mas o que percebo é o seguinte: as mesas geralmente vêm em uma determinada altura padrão que geralmente não atende a todos os clientes já que uns são altos e outros mais baixos. Assim, é comum encontrarmos pessoas que sobem a cadeira já que a mesa é muito alta. Assim, ficam com os pés balançando, obrigando-as a comprarem os apoios para pés. Percebem como um “problema” cria outro?

Limpeza (5S)

Por fim, mas não menos importante: a limpeza. Se você ainda não leu nada sobre 5S, sugiro que clique aqui e se informe. Manter a estação de trabalho limpa e organizada é o primeiro e obrigatório passo para bons trades.

So, what do you think?