23 mai
2012

Valor #2 Desenvolvimento

Seguindo a sequência de posts sobre valor, temos o conceito de Desenvolvimento que traz consigo alguns itens importantes que precisam ser considerados no momento em que se pensa em publicar conteúdo.

Assim, a noção de desenvolvimento liga-se (1) ao conhecimento que o publisher (ou editor) tem do mercado editorial. Por sua experiência, saberá julgar se a obra é apropriada para o mercado: se o título é atrativo, se o conteúdo está bem produzido, até mesmo se é o timing certo para que a obra seja publicada naquele momento histórico.

Afinal, como um profissional que assume riscos, o publisher consegue até mesmo antever se aquele título terá boa aceitação no mercado. Essa é uma faceta pouco comentada, inclusive. O publisher assume riscos antecipados quando decide publicar determinada obra: paga adiantamento ao autor, encargos a toda a equipe de produção editorial, marketing e distribuição.

Portanto, embora haja tantas discussões a respeito da relação nem sempre amistosa entre autores e editores, os autores podem, sim, ser beneficiados pela visão estratégica de editores competentes. “Pequenos” detalhes como uma capa finamente criada podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma mesma obra.

Vale lembrar que esse mesmo publisher (ao contrário do autor) está observando o mercado e preocupa-se com a concorrência. Assim, observa títulos semelhantes e erros e acertos cometidos por editoras que ocupam o mesmo nicho de mercado.

Por último, mas igualmente importante é justamente o trato editorial que se dá ao texto. Mudanças graves como inserção de novos capítulos ou inversões entre eles ou mudanças leves como a edição do texto e a revisão lapidam a obra como um todo. Assim, o mercado não recebe uma pedra bruta, mas um diamante brilhante — e quanto mais se observa mais luz se enxerga.

2 Comments

  • É a primeira vez que leio o termo “publisher”, me instiguei a pesquisar fora daqui.
    Pra quem acha que uma publicação depende apenas da inspiração dos autores, o post explicou de uma maneira interessante o que realmente engloba.
    … continuo por aqui, lendo e aprendendo.

    • Rose, é sempre bom poder contar com seus comentários. Que bom que estou ajudando! ;-)

So, what do you think?