Sobre

André Jun Nishizawa é natural de São José dos Campos, mas foi em São Paulo onde iniciou em 2001 sua graduação em Comunicação Social (com habilitação em Editoração) pela Universidade de São Paulo.

Durante os 4 anos de graduação participou ativamente no Filocom, núcleo de Filosofia e Comunicação, gerido pelo professor Ciro Marcondes. Além disso, geriu projetos na Editora Com-Arte Jr., empresa júnior do curso de Editoração. Ali, tratou com diferentes clientes e autores; aprendeu, errou e acertou.

Ainda na USP, pôde realizar diversos projetos de desenvolvimento de hotsites para diferentes grupos artísticos representados no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Orientado pela professora Daisy Piccinini, construiu páginas para alguns grupo como Jovens Pintores da Tradição Francesa e Grupo REX.

Foi membro da Dreampix, organização de comunicação que atende diversas empresas no mercado brasileiro. Ali, aprendeu a ser rápido na tomada de decisões — apesar da equipe pequena, grandes trabalhos foram feitos. Um deles é o material apostilado para um curso organizado pela Faculdade de Educação, que visava atender os estudantes de baixa renda.

Anos mais tarde, integraria a equipe de Marketing da Editora Vida. Ali, relacionou-se com empresas de marketing eletrônico como Submarino e Mercado Livre. Também organizou newsletters, e-mails marketing e outras estratégias de marketing eletrônico.

Em 2008, realizou especialização em Marketing pela Curtin University — umas das melhores universidades da Oceania. Naquele ano, realizou Pesquisas de Marketing no Hotel Hyatt, aprofundou seus conhecimentos em Comportamento do Consumidor, desenvolveu trabalhos de Parcerias Estratégicas em Marketing e apresentou seus estudos em Marketing Eletrônico.

De volta ao Brasil, integrou a equipe da 10dance — organização de streaming online. Depois, aliou-se ao time de edição de didáticos na Editora Poliedro como Editor Pedagógico. Ao lado de uma excelente equipe, auxiliou o desenvolvimento de grandes novos projetos — entre eles o último “Análise de obras literárias”. Essa experiência levou-o a cursar o MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas — sua interação com os demais integrantes da turma Proj15 foi uma das melhores experiências que teve.

Concomitantemente, cursou especialização Seis Sigma – Black Belt pela Insight Conhecimento. Ali, teve contato com docentes e profissionais especializados.

Atuou no Exa World Group em Brasília. Ademais, é professor universitário e leciona as disciplinas de:

  • Marketing e Finanças para Empreendedores de Pequenos Negócios;
  • Marketing para o curso Técnico de Administração;
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção
  • Planejamento Logístico;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão da Qualidade.

Atualmente, também realiza projeto de Mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo estudando o livro digital e suas ramificações. Sob orientação do Professor Doutor Marcos Mucheroni, tem procurado observar 3 grandes eixos: técnico, morfológico e material (a partir da visão de Roger Chartier, historiador e pesquisador da história do livro).